A defesa de s crates
Unidade Praça da Liberdade
Escola Mineira de Direito
A defesa de Sócrates
Larissa Reis França
Turma 2
1° período
Belo Horizonte
2015
1- Qual é a temática central da obra e como ela se estrutura?
A obra é estruturada na forma de discurso, em que Sócrates se defende das acusações de pesquisar e estudar os fenômenos da natureza, contrariando as explicações míticas até então dadas e de passar tais informações para outras pessoas.
2- Quais as acusações feitas a Sócrates?
Sócrates, na obra, é acusado de “...pesquisar indiscretamente o que há sob a terra e nos céus, de fazer que prevaleça a razão mais fraca e de ensinar aos outros o mesmo comportamento.” Ou seja, as acusações são feitas porque o réu pesquisa e estuda os fenômenos da natureza, procurando explicações não mitológicas para elas.
3- Cite os argumentos centrais da defesa de Sócrates.
“Na realidade, não têm fundamento nenhum essas balelas; tampouco falará verdade quem vos disser que ganho dinheiro lecionando.”
“Teria razão quem assim falasse; tentarei explicar-vos a procedência dessa reputação caluniosa. Ouvi pois. Alguns de vós achareis, talvez, que estou gracejando, as não tenhais dúvida: eu vos contarei toda a verdade. Pois eu, atenienses, devo essa reputação exclusivamente a uma ciência. Qual vem a ser a ciência? A que ´, talvez, a ciência humana.”
4- Sócrates foi apontado como o homem mais sábio de Atenas. Qual a conclusão de Sócrates sobre essa questão?
Sócrates acredita que foi usado pelas Deuses para exemplificar a verdadeira sabedoria, e mostrar que ela consiste em conhecer suas limitações e reconhecer-se como alguém que busca incessantemente o conhecimento e não como um sábio, visto que está em constante processo de aprendizagem.