CADEIRAS SECULO XX
Se olhássemos para a profusão de objetos que habitam o nosso universo de referência, encontraríamos histórias extraordinárias sobre coisas comuns, artefactos que tiveram a capacidade de escrever a sua história e de a transpôr como emblemas do nosso sistema de valores ano após ano. Quais os artefactos ou figuras marcantes que deixaram o seu legado inscrito numa linha do tempo e que elevaríamos a objectos clássicos da nossa civilização no futuro?
A cadeira.
Objeto emblemático do sec.XX
1900s
Acontecimento Histórico/Político:
Inovação técnica: Desenvolvimento da aviação e do automóvel, Teoria da relatividade, Estudo da Radioactividade
Evento Social:
Movimentos Artísticos: Expressionismo (1905), Futurismo (1905), Cubismo (1907)
Esta década ficou marcada por um dos primeiros saltos tecnológicos no campo dos transportes, com o desenvolvimento da aviação e do automóvel. Foi também o início da chamada arte moderna com os movimentos culturais pós-romantismo. Na década de 1900 também foi formada a Commonwealth e o Japão foi pela primeira vez reconhecido como potência mundial, após a Guerra Russo-Japonesa. Em Portugal, em 1908, ocorreram alguns movimentos revolucionários que mudaram o país, culminando no assassinato do Rei
D. Carlos I e do Principe Real Luís Filipe no Regicídio de 1908, que contribuíram para a instituição da República, já na década seguinte.
ARGYLE CHAIR, 1900
RENNIE CHARLES MACKINTOSH, ESCÓCIA
MATERIAL: CARVALHO MANCHADO, ACENTO FORRADO
Mackintosh aumentou o tamanho do encosto da cadeira, para que a mobília tivesse uma atitude mais dramática naquela divisão da casa.
A cadeira Argyle uma cadeira para a sala de chá dos “Argyle Street Tea Rooms” em Glasgow cerca de 1897. Este salão de chá foi um dos mais famosos pertencentes a Miss Cranston. O corte na parte de trás da cadeira sugere a forma estilizada de um pássaro a voar.
SIDE CHAIR, 1902
FRANK LLOYD WRIGHT, EUA
FABRICANTE:
MATERIAL: CARVALHO