Cadeiras Projeto do objeto
Uma cadeira pode possuir diversas formas que variam das mais discretas às mais elaboradas. Ela é um objeto atraente devido a forma semelhante com alguns membros do corpo humano, como, pernas, braços, joelhos, pés e até cotovelos.
Durante toda a vida as pessoas passam por um ciclo das cadeiras que começam com cadeiras de balanço para bebês e terminam em cadeiras de balanços para idosos. Certas cadeiras fazem com que pessoas assumam diversas funções, como, a cadeira do dentista, da faculdade ou do médico.
Inicialmente uma cadeira parece apenas ter uma única função, a de assento para alguém, porém ela vai muito, além disto. Como prova disto podemos exemplificar com a cadeira Joe (1970), projetada por Jonathan de Pas, Donato D’Urbino, Paolo Lomazzi e Carla Scolari, que fizeram uma cadeira em formato de luva de beisebol, respondendo a um cliente que comentará que uma cadeiradeveria cair como uma luva. Pode-se observar que a cadeira cumpriu o papel de assento e de satisfação do cliente.
Uma cadeira pode oferecer várias funções, porém a principal é ter uma ótima estrutura para suportar o peso de quem se assenta sem quebrar. Cada cadeira possui um tipo de acomodação que varia de cada necessidade. A cadeira da mesa de jantar é diferente da cadeira de um escritório ou de lazer, pois as três possuem necessidades diferenciadas em questão de postura e sobrecarga de peso.
No momento de projeção de uma cadeira as medidas mais importantes são as de altura e profundidade, pois se uma cadeira for muito alta os pés ficarão pendurados e causará pressão nos joelhos. Além de sua principal função, as cadeiras estão oferecendo outras funções como a de empilhar e dobrar, suprindo a economia de espaço. Em função disto e para a melhor produção, os designers de cadeiras analisam alguns fatores como preço, manutenção, resistência, peso e sustentabilidade. Ao longo dos séculos essas questões vêm sendo modificadas e evoluídas, com isso, este trabalho irá explorar a produção de