Os Recursos Renováveis em Portugal
Introdução
Neste trabalho vamos falar sobre os recursos renováveis em
Portugal, em que consistem, as vantagens e inconvenientes, as localizações geográficas das áreas de exploração, alguma informação estatística e algumas curiosidades ou noticias.
Recursos Renováveis
•São recursos que existem na natureza em quantidades ilimitadas (estão constantemente a serem repostos) por isso, por mais que sejam consumidos não se esgotam.
•Tipos
de recursos renováveis:
Energia Solar;
Energia Eólica;
Biomassa;
Biogás;
Energia Elétrica;
Energia das ondas e mares;
Energia Hídrica.
Energia solar
Energia proveniente do Sol, sendo aproveitada através das componentes fotovoltaicas e térmica.
Vantagens
Desvantagens
Diminui as emissões de gases de efeito Os preços são muito elevados em de estufa na produção de energia; relação aos outros meios de energia;
Reduz as importações de combustíveis As formas de armazenamento da fósseis, diminuindo as despesas energia solar são pouco eficientes externas; quando comparadas aos combustíveis fósseis e à energia Hidroelétrica;
Aumenta o emprego nas atividades ligadas à produção de energia solar.
Locais em latitudes médias e altas, por exemplo os países mais frios, sofrem quedas bruscas durante o inverno devido à menor disponibilidade de energia solar.
Localização
•A energia solar é mais explorada nas regiões do Alentejo e Algarve devido á maior exposição solar.
•As zonas do Norte e também do centro são onde se localiza menos devido ao clima e ao relevo montanhoso que não deixa passar o sol para as planícies.
Energia Eólica
É a energia que provém do vento. A energia eólica é utilizada desde a antiguidade para mover os barcos impulsionados por velas ou para fazer funcionar a engrenagem de moinhos, ao mover as suas pás.
Vantagens
Desvantagens
Para a comunidade: Criação de emprego; Impacto sonoro: o