Gestão de projetos e desenvolvimento de produtos
Desenvolvimento é a tradução dos resultados da investigação ou de outros conhecimentos a um plano ou projeto para o novo, modificados, ou melhorados produtos, processos e serviços, quer se destinem à venda ou uso. inclui a formulação conceitual, design e teste de alternativas, a construção de protótipos e a operação de sistemas iniciais em escala reduzida ou plantas-piloto (Industrial Research Institute, 1996). a foco da presente secção é o processo de gerenciamento de projetos aplicado principalmente para o desenvolvimento de novos produtos físicos.
Um projeto é uma tarefa que é feita de uma forma estruturada. Um projeto organiza a tarefa e sua proposta de resolução em uma estrutura em que não existe uma definição clara do compromisso e da plano correspondente para a sua execução. Além disso, não existe visibilidade do progresso para conclusão em termos de tempo e recursos aplicados contra alvos previamente estabelecido. A estrutura do projeto também permite o acompanhamento gerencial e aprovação em postos de controle chave ao longo do caminho.
A abordagem do projeto tem sido favorecido para as empresas, tais como o desenvolvimento de produtos que envolvem uma despesa significativa de pessoal, tempo e recursos, especialmente quando eles são considerados essencial para o bem-estar da empresa. Mais recentemente, a abordagem do projeto foi mostrado eficaz, quando aplicada aos problemas, aparentemente menor, especialmente quando aplicados em série a realizar mudanças incrementais e até mesmo para efetuar avanço, como na melhoria da qualidade. neste exemplo, Juran (1988) descreveu um projeto como "um problema programado para a solução."
O que se segue baseia-se na experiência do autor no desenvolvimento de produtos técnicos para a fabricação.
O processo de gestão descrito aqui é específico para o desenvolvimento do produto, mas é aplicável geralmente a qualquer empresa de projeto, seja para produtos ou