atps engenharia
1 – DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS
A sobrevivência e crescimento empresarial no mercado têm forte correlação com o desenvolvimento de novos processos e novos produtos, o que faz com que diversas empresas valorizem novos campos não tradicionais à administração através de investimentos em pesquisa e desenvolvimento, marketing e logística. Apesar do surgimento de novas áreas de investimento estratégico, entre o surgimento de uma idéia para um novo produto e seu lançamento, existe um longo e árido processo de inovação, repleto de riscos e custos, o que faz com que uma significativa porcentagem dessas idéias fique pelo meio do caminho sem chegar a se materializar. A estruturação eficiente de uma gestão da inovação, que seja capaz capturar as oportunidades de negócios, pulverizando os riscos do processo.
O Desenvolvimento de Novos Produtos (DNP) tem adquirido crescente importância nas empresas devido à acirrada concorrência e as demandas dos consumidores no mercado, que têm forçado a elevação dos padrões de excelência nos níveis de qualidade, preço e prazo de desenvolvimento, compatíveis às melhores práticas, que são internacionalizadas.
Porém, o desenvolvimento de produtos é um processo complexo e de natureza multidisciplinar, que exige uma estreita relação entre a administração da empresa, a equipe de pesquisa e desenvolvimento (P&D) e os setores de marketing, produção, compras, controle de qualidade e vendas, consumidores e fornecedores, para se obter o sucesso desejado.
O amadorismo no processo de desenvolvimento de novos produtos tem produzido uma imagem negativa do processo em muitas empresas, mesmo conhecendo as vantagens competitivas trazidas dessa estratégia, como registradas na literatura. Isto se deve ao elevado grau de incerteza inicial registrado diante dos altos riscos de insucesso e de perda, frente ao elevado montante de recursos que são imobilizados.
Muitos empreendimentos têm ficado inviabilizados diante da incerteza criada nos