Energia
Física e Química A – 10ºano
Fontes de energia:
Vantagens e desvantagens
Fontes de energia:
Vantagens e desvantagens
Índice
Introdução 3
Conceito de energia/poupança de energia 4
Conservação da energia 4
Energias renováveis e o ambiente 5
Vantagens/desvantagens da utilização de energias renováveis 6 Vantagens/desvantagens da utilização de energias não renováveis 7
Fontes de energia mais utilizadas em Portugal 8
Conclusão 10
Bibliografia 11
Anexos 12
Introdução
O tema deste trabalho é sobre a energia e com ele pretendo mostrar o que é para nós a energia bem como as diferentes fontes de energia e respetivas vantagens e desvantagens. Pretendo ainda mostrar quais as fontes mais utilizadas pelo nosso país e o porquê de ser importante poupar a energia.
Para realizar este trabalho utilizei diversas fontes da internet e também o manual utlizado nas aulas, que me serviu de informação a alguns tópicos a considerar.
Conceito de energia
A energia é uma medida da capacidade de interação entre dois sistemas
Está associada, geralmente, à capacidade de pôr algo em movimento ou de transformar algo.
Para a física, a energia é uma grandeza associada ao estado de um sistema isolado e que permanece constante ao longo do tempo. Tendo em conta as propriedades dos objetos, tais como a massa, a temperatura, a composição química, todos os corpos possuem energia.
A etimologia da palavra “energia” tem origem no idioma grego e significa “trabalho” e por isso, qualquer coisa que esteja a trabalhar possui energia.
O termo energia pode ainda designar as reações de uma condição de trabalho, como por exemplo o calor, o movimento (trabalho mecânico) ou luz.
A unidade SI (sistema internacional) da energia é o Joule (J).
Há dois tipos principais de energia: * Energia cinética – está relacionada com o estado de movimento de um corpo. * Energia potencial – está associada a um