Questao ambiental e a sociologia
Compartilhar
Página inicial
Filmes
0
mais
Comunidade de Prática
TedTalks
Página 1 de 3
Próximo blog»
Artigos
As coisas verdes do meu gato
Coisas que não gosto
Sob o signo de Saturno
Criar um blog
Fugir com a luz das coisas
O preto e branco das coisas
Login
Gostar de coisas
Musica
A questão Ambiental na sociologia
A QUESTÃO AMBIENTAL NA SOCIOLOGIA
O planeta vive nos dias de hoje um momento de grandes e profundas transformações técnicas e cientificas que provocam alterações e desequilíbrios ecológicos e ambientais profundos. As perturbações provocadas por estas alterações terão certamente reflexo nos modos de vida dos indivíduos e das sociedades. Tais alterações se não forem rapidamente solucionadas porão certamente em perigo a vida à superfície da terra. (Guatari, 2011).
A Sociologia do Ambiente é o resultado do processo de reflexividade das sociedades de hoje. Verdadeiramente, só se começou a falar de Sociologia do
Ambiente a partir dos anos 70, através dos contributos de Riley Dunlap e William
Catton. Tudo começa com a Escola de Chicago nos anos 20 mas, é com, Riley
Dunlap e William Catton, que se inicia verdadeiramente a falar da sociologia do ambiente. Estes autores apresentaram uma concepção diferentes de olhar e analisar as interacções entre as sociedades e o ambiente, dado que, para eles uma sociologia do ambiente deve ser “o estudo das interacções entre ambiente e sociedade” (Schmidt, 1999).
No entanto, a sociologia continuou ainda, até meados do século XX, influenciada pela cultura ocidental marcada pelo antropocentrismo que via o ser humano como centro e claramente separado dos restantes seres vivos e da natureza usando-a e dominando-a a seu bel-prazer. Considerava-se a natureza como uma fonte inesgotável de recursos e o ser humano como superior e capaz de dominar e resolver todo e qualquer problema que surgisse.