A EVOLUÇÃO DO DESIGN DE CADEIRAS AO LONGO DO SÉCULO XX
Nome do aluno (autor): Dienifer de Lima Espíndola
Acadêmico do curso de Design de Interiores
Faculdade de Tecnologia da Serra Gaúcha
Orientadora: Profa. Dra. Ana Paula Penkala
E-mail: dieniferdelima@hotmail.com
Data:
2011/1
Atividade Prática Supervisionada
Introdução:
O trabalho toma por base um levantamento bibliográfico sobre o mobiliário tipo cadeira, no período de 1900 a 1950, onde ocorre o modernismo no mobiliário segundo Santos (2004, p.
8). Buscando alguns fatores como: o design das cadeiras ao longo do século XX, que é o tema apresentado e com imagens das cadeiras mostro o problema que seria a evolução delas ao decorrer do século XX; citando designers e comparando ao decorrer desses períodos, citando também alguns movimentos que mais influenciaram esses desenhos, sendo assim trazendo características e suas aplicações nessas cadeiras apresentadas.
A pesquisa se justifica pelo fato de grande interesse em relação ao interior de ambientes. E sabe-se que a cadeira é um material usado em vários ambientes, desde uma cozinha até um consultório. Por essa questão procuro profissionalização na área, tendo em vista que todo profissional qualificado, deve ter amplo conhecimento e domínio sobre peças ícones de design, assim como o objeto escolhido.
Desenvolvimento
De acordo com Emery (1984), os arquitetos foram, talvez, os desenhistas de móveis que mais somaram à produção em série, ao funcionalismo e à tecnologia, de forma a promover uma mudança de hábito numa época (final do século XIX e início do século XX) em que os movimentos sociais alteraram profundamente a sociedade, tornando-a moderna. Por esses fatores e outros citados por Azevedo (1998, p.44), “começamos aqui uma etapa que encaminha o novo. O século XX tem como característica a subversão no meio artístico, e com isto surge a pesquisa com novos materiais.” Então, esses fatores foram os que mais influenciaram a