História da Arte
Como surgiu o Design de Interiores?
A origem da palavra vem do latim, designare, de e signum (marca, sinal), significando desenvolver, conceber. Depois foi adaptada para o inglês, design, que em português significa planejar para fazer qualquer objeto destinado ao homem. Por isso, pressupomos que design seja uma expressão para projeto e planejamento organizado (funcional e estético), que passa por várias etapas, desde investigação até a organização dos meios de fabricação.
A expressão `Design` surgiu nos Estados unidos, durante a Revolução Industrial, na década de 20. O design era usado em indústrias automobilísticas, e características funcionais do automóvel porque era prático. Envolve projeto, o que capacita a produção rápida e eficaz, fazendo com que várias pessoas pudessem produzir muito em pouco tempo.
Não existe uma história certa para o design, apenas para como surgiu a profissão “designer”, pois o design em si já é praticado há muito tempo. Ele existe desde o momento em que o homem começou a produzir elementos com as próprias mãos. Criar uma roda, por exemplo, era um trabalho que exige criatividade, projeto, técnica e prática.
A partir dê, o termo se ramificou, e surgiram vários tipos de Design, como Design Gráfico, Design de Moda e Design de Interiores.
Design de Interiores surgiu para descrever o conjunto de projetos necessários a fim de transformar os espaços interiores em ambientes eficientes – em todos os aspectos – para as atividades que ali serão realizadas. Os primeiros designers de interiores apareceram no século XIX, mas a formalização da profissão só aconteceu na década de 1960.
Embora se situe no domínio do design, a história do design de interiores compreende as artes plásticas, a arquitetura, a decoração e as histórias social, econômica e cultural.
Quando o homem sentiu a necessidade de projetar, criar e intervir nos espaços internos que ocupa, começou a pesquisar e estudar a complexidade das atividades do ser humano