ARTIGO CIENTÍFICO
CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
CIÊNCIAS SOCIAIS
PRODUÇÃO TEXTUAL ACADÊMICA
KAROLINY HOFFMANN
O ENSINO DO ALEMÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA DE SÃO PEDRO DE ALCÂNTARA
Florianópolis, julho de 2013
RESUMO
Este trabalho examina a cultura germânica presente no município de São Pedro de Alcântara que se localiza no estado de Santa Catarina, tendo como foco o ensino do alemão na educação básica. A pesquisa discute o ensino do alemão no município, utilizando-se de fontes produzidas através da técnica de entrevistas. Aborda diversos temas como as causas da imigração, a colonização alemã em São Pedro de Alcântara e a campanha da nacionalização durante o Estado Novo, que teve influência direta no enfraquecimento do idioma nesta localidade. Até 1994 pertencente ao município de São José, São Pedro de Alcântara consegue se emancipar. Com a autonomia o poder público passa a investir e a promover incentivos para se resgatar a cultura germânica que quase desapareceu, tentando dessa maneira, além de tudo, expandir suas virtudes turísticas. Após as entrevistas feitas pude concluir que o ensino do alemão só traz benefícios para os alunos, que terão muito a ganhar profissionalmente.
Palavras-chave: São Pedro de Alcântara; Educação; Alemão.
1. INTRODUÇÃO
O tema a ser abordado neste trabalho é o do ensino do alemão na educação básica de São Pedro de Alcântara. Mesmo tendo sido colonizado por alemães, em 1829, a cultura germânica não se manteve forte no local. Por isso entre 1990 e 2000 começaram incentivos para resgatar e fortalecer essa cultura, entre tais incentivos está o dialeto alemão nas escolas do município.
Há uma ausência da identidade alemã no município, e isso se deve ao fato de ter pertencido a São José, que teve origem açoriana, até pouco tempo. Deve-se levar em conta a época da política de nacionalização, que colaborou muito para a perda