Introdução a administração
Uma organização é um grupo estruturado de pessoas que se juntam para alcançar objetivos comuns.
A administração, trata-se de um processo que consiste na coordenação do trabalho dos membros da organização e na alocação dos recursos organizacionais para alcançar os objetivos estabelecidos de uma forma eficaz e eficiente.
Os administradores são os membros das organizações que têm como função guiá-las de forma a alcançar seus propósitos. São eles quem decidem onde e como aplicar os recursos da organização de forma a assegurar que esta atinja seus objetivos. Além disso, eles coordenam e dirigem a atividades de outros na organização. Tais funções os tornam vitais para o sucesso das organizações.
2. Contraste os conceitos de eficácia e eficiência. Qual é mais importante para o desempenho de uma organização?
Eficiência é a capacidade de realização das atividades da organização, minimizando a utilização dos recursos, ou seja, é a capacidade de realizar corretamente as tarefas. Sua maior preocupação é com os meios, ou seja, com o uso econômico dos recursos organizacionais. Além disso, quanto maior a produtividade da organização, mais eficiente ela será.
Eficácia é a capacidade de realizar as atividades de uma organização de modo a alcançar os objetivos estabelecidos. Sua maior preocupação é com os fins, ou seja, com atingir os objetivos escolhidos.
Dentre as duas, a mais importante para o desempenho de uma organização estará relacionado com o foco da organização. Se o foco for à produção voltada para a maior economia dos recursos, será a eficiência. Porém, se o foco for alcançar os objetivos sem se importar com os custos, será a eficácia. Mas é vital para o bom funcionamento da organização buscar um equilíbrio no uso dos dois conceitos por parte do administrador.
3. Quais são as funções básicas do processo de administração?