A Evolução das Formas do Mobiliário Francês
Silva, Priscila Samanta S.; Graduando; Universidade Federal de Pernambuco prii.santoos@hotmail.com Silva, Solania Evangelista B.; Graduando; Universidade Federal de Pernambuco srt_sol@hotmail.com Resumo
O artigo faz uma pesquisa bibliográfica sobre a história e evolução das formas do mobiliário francês; com o passar das épocas os estilos dos móveis foram se adaptando ao cotidiano da sociedade e exibindo aspecto funcional além de apenas estético. O mobiliário francês possui além de uma rica história, técnicas e formas que influenciaram o design mobiliário. O objetivo do artigo é aprofundar os conhecimentos sobre o mobiliário francês, um dos mais importantes e mais clássicos do design mobiliário a partir das suas formas ao decorrer das épocas. Palavras Chave: Mobiliário; Formas; Evolução.
O Mobiliário Antigo na França
A Evolução das formas do Mobiliário Francês
A princípio as peças do mobiliário eram feitas em grande parte de madeira resistente e montadas por artesãos, os móveis eram juntados por encaixe; reduzindo a quina de um dos lados da peça á uma espessura que se encaixe a uma abertura de uma mesma dimensão, furada na outra peça. Apenas o uso de alguns pregos em superfícies de montagem plana, evitando deformação ou rachaduras na superfície.
Em 1400 surgia o estilo Gótico, com o desenvolvimento das técnicas artesanais, aplicadas á produção de objetos próprios para a burguesia da época. A razão construtiva do mobiliário inspirada na arquitetura da época usava arcos semicirculares como ornamentação.
No século XVI com o Renascimento, a forma do mobiliário foi um pouco modificada, tais móveis aparecem com ornamentações esculpidas com figuras de medalhões e folhagens.
O artista renascentista fazia à junção da madeira a partir do corte nas extremidades das duas peças em diagonais a um ângulo de 45°, criando assim um ângulo reto perfeito quando fossem juntas. Escondendo assim a junção,