Defesa De S Crates
Núcleo de Contagem
Graduação de Engenharia Elétrica
Fernanda Fátima de Rezende
A Defesa de Sócrates
Professora: Valéria Lima Bontempo
2015
1) Qual é a temática da obra e como ela se estrutura?
A obra fala da defesa de Sócrates. Ela aborda diversas acusações feitas por Meleto, Ânito e Licão, um poeta, um artesão e um orador, respectivamente. Ela se estrutura através de diálogos, expondo acusações feitas a Sócrates e este, com argumentos em sua defesa.
2) “Cumpre, Atenienses, me defenda, em primeiro lugar, das primeiras aleivosas contra mim e dos primeiros acusadores; depois, das recentes e dos recentes. Com efeito, muitos acusadores tenho junto de vós, há muitos anos, que nada dizem de verdadeiro. A esses tenho mais medo que aos da roda de Ânito, posto que estes também são terríveis.” (DS, p.6). Considerando essas palavras de Sócrates, quais foram as principais acusações feitas ao referido filósofo?
Sócrates foi acusado por Meleto de negar a existência dos Deuses da época e de corromper os jovens. Fora acusado também de pesquisar indiscretamente o que há sob a terra e nos céus, de fazer que prevaleça a razão mais fraca e de ensinar aos outros o mesmo comportamento.
3) Cite pelo menos quatro argumentos usados na defesa de Sócrates?
“Então, Meleto, por esses mesmos deuses de que agora se trata, fala com mais clareza ainda, a mim e a estes senhores; não consigo entender se afirmas que ensino a crer na existência de certos deuses – nesse caso admito a existência de deuses, absolutamente não sou ateu, nem é esse o meu crime, se bem que não sejam os deuses do povo, mas outros, e por serem outros é que me processas – ou se afirmas que não creio mesmo em deus nenhum e ensino isso aos outros. - Isso é o que afirmo, que não crês mesmo em deus nenhum. - Meleto, tu és um assombro! Com que intuito dizes isso? Então eu não creio, como toda gente, que o sol e a lua são deuses? ”
“Logo, se acredito em demônios,