ESTAGIO RELATORIO
A articulação entre teoria e prática constitui-se um dos eixos principais dos cursos de formação de professores, conforme aponta a legislação vigente. Através do exercício da prática profissional nos cursos de licenciatura em matemática, o acadêmico tem a oportunidade de participar de uma reflexão coletiva e sistemática sobre esse processo.
Desta forma o estágio supervisionado como um momento de o estudante vivenciar aquilo que já fora e está sendo estudado, pesquisado e analisado, afim de, utilizando-se dos princípios da ação-reflexão-ação, compreender e praticar a docência, na condição de profissional competente.
2 – INTRODUÇÃO
O Estágio Supervisionado visa fortalecer a relação teoria e prática baseado no princípio metodológico de que o desenvolvimento de competências profissionais implica em utilizar conhecimentos adquiridos, quer na vida profissional e pessoal. Sendo assim, o estágio constitui-se em importante instrumento de conhecimento e de integração do aluno na realidade social, econômica e do trabalho em sua área profissional e o desafio para nós estudantes de licenciatura em matemática é mudar a forma de pensar e de ensinar matemática. E o estágio possibilitou um repensar da educação matemática.
O Estágio de Licenciatura é uma exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394 / 96. O estágio é necessário à formação profissional a fim de adequar essa formação às expectativas do mercado de trabalho onde o licenciado irá atuar. Assim o estágio dá oportunidade de aliar a teoria à prática.
O presente trabalho tem por objetivo relatar as atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado, como cumprimento da exigência acima mencionada. O estágio foi realizado na Escola Municipal Santa Helena, no período de 01 de agosto a 16 de setembro de 2011.
3 – CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO DE ESTÁGIO
A Escola Municipal Santa Helena, situada no Povoado de Caruaru neste município, tem em sua matrícula inicial um número de 246