A declaração dos direitos universais do homem
A ONU surgiu durante a Segunda Guerra Mundial, é uma importante organização voltada para a promoção da paz e da segurança coletiva. A declaração Universal dos Direitos Humanos foi proclamada pela Assembléia Geral em 1948, e que se tornou uma espécie de documento-síntese do ideário (planejamento) das Nações Unidas, a ser atingido por todos os povos e todas as nações. Qual a sua compreensão acerca dos direitos básicos da pessoa humana?
A Organização das Nações Unidas (ONU)
Foi criada em 1945, na Conferência de São Francisco, por representantes de 51 países, que buscavam garantir a paz entre os povos e estabelecer um sistema de segurança coletiva. Atualmente, 192 países fazem parte da organização. A Assembléia Geral e o Conselho de Segurança são os órgãos deliberativos (capazes de resolver, após exame, discussão) das Nações Unidas.
Na Assembléia Geral, cada Estado dispõe de um voto; as principais decisões são tomadas por maioria qualificada de dois terços, enquanto as decisões corriqueiras só necessitam de maioria simples. Nas questões de paz e segurança, a Assembléia Geral produz apenas recomendações, pois a tomada de decisões é atribuição do Conselho de Segurança.
O Conselho de Segurança é composto por cinco membros permanentes e dez rotativos, eleitos pela Assembléia Geral. Os membros permanentes são Estados Unidos, Federação Russa, China, Grã-Bretanha e França. Qualquer um deles pode bloquear uma proposta com a apresentação de um voto negativo, mesmo que os outros quatro membros permanentes e os dez membros não-permanentes tenham votado a favor. Chama-se a esta situação de “poder de veto”. As decisões sobre temas de paz e segurança dependem de uma maioria de nove votos e da inexistência de um veto.
Atualmente, o Sistema das Nações Unidas é composto por agências, fundos e programas especializados que trabalham em áreas diversas, como saúde, trabalho, agricultura, educação e meio ambiente. Algumas das