a dança na escola
INTRODUÇÃO
O presente artigo traz discussões acerca da coordenação motora adolescente, destacando os adolescentes com idade entre 12 e 13 anos e os motivos pelo qual não apresentam a coordenação motora total, sugerindo a dança como uma atividade complementar nessa faixa etária. Diante disso propomos uma reflexão sobre a influencia da pratica da dança para melhoria da coordenação motora em adolescentes. Será evidenciado que a dança pode contribuir para todos os aspectos motores do ser humano, pois ela é uma das raras atividades humanas em que a pessoa se encontra totalmente englobada, corpo, espírito e coração. Acredita-se que a dança possibilita o desenvolvimento individual, conseqüentemente nasce a vontade de independência e liberdade do ser pela autonomia. A importância da inclusão dessa atividade nas aulas de educação física escolar para a vida dos adolescentes que apresentam distúrbios na coordenação motora.
MATERIAL E METODOLOGIA
Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, que busca informações necessárias para auxiliar as pessoas, através de fontes impressas ou eletrônicas, para construção de um novo estudo.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Espera-se que essa pesquisa venha a contribuir com a vida dos adolescentes, que através da pratica da dança melhorem a coordenação motora e junto a vida social e psicológica. Possibilitar aos professores de educação fisica a inclusão dessa pratica para que essa melhoria aconteça com seus alunos.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Com esse estudo pode-se verificar que a dança exerce grande influencia na vida do ser humano, é muito atrativa e melhora a coordenação motora dos adolescentes, melhora ainda o convívio social, a auto-estima e estimula os adolescentes a praticarem algum tipo de atividade física.