a dança como herança
A dança originou-se na África como parte essência da vida nas aldeias. ela acentua a unidade entre seus membros, por isso é quase sempre uma atividade grupal. Em sua maioria, todos os homens, mulheres e crianças participam da dança, batem palmas ou formam circulos em volta dos bailarinos. Em ocasiões importantes, danças de rituais podem ser realizadas por bailarinos profissionais. Todos os acontecimentos da vida africana são comemorados com dança, nascimento, mortem plantio ou colheita; ela é a parte mais importante das festas realizadas para agradecer aos deuses uma colheita farta.
TIPOS DE DANÇAS. baiano/ baião-de pares bambelo ou coco-de zambê-de roda bate-baú-de roda batuque-de-fileira calango-de-pares carimbó-de-roda caxambu-roda frevo-individual jongo-de-roda lundu-de-pares macunlelê-de-fileira mineiro-pau-de-pares pagode de amarante de fileira partido-alto-de-roda samba-de-roda tambor-de-crioula-de-roda. A Capoeira é uma luta disfarçada em dança, criada pelos escravos trazidos da África nos navios negreiros para o Brasil.
O berimbau é que cria o clima e dita o jogo que vai acontecer na roda.
O coco é um ritmo que vem da divisa de Alagoas com Pernambuco. O nome refere-se também à dança ao som deste ritmo.
Coco significa cabeça de onde vêm as músicas, de letras simples. Com influência africana e indígena, é uma dança de roda acompanhada de cantoria e executada em pares, fileiras ou círculos durante festas populares do litoral e do sertão nordestino.
A cuíca, assim como uma série de instrumentos oriundos do continente africano e incorporados à música brasileira, chega ao Brasil no período da escravidão, provavelmente trazida pelos negros banto.
As danças de umbigada são danças com tambores, danças de batuques. Batuque é o instrumento, a percussão e o acontecimento, a performance da manifestação. A umbigada é um gesto presente nessas manifestações, é o encontro de umbigos que significa um