Saberes do brasil
PROJETO: SABERES DO BRASIL - 2011
COMO SURGIU O PROJETO
A idéia da realização desse Projeto, nasceu a partir da solicitação da coordenação pedagógica de uma atividade coreografada para apresentação na festa de encerramento do final do ano. A partir da reflexão do grupo de professoras, tal solicitação foi amadurecida e desencadeou na proposta de vivências contextualizadas que possibilitassem as crianças:
- Conhecer
- Brincar
- Ter autonomia
- Experimentar
- Sentir
- Elaborar e re elaborar sua cultura.
JUSTIFICATIVA A escola como lugar da cultura mais elaborada A apropriação crítica e criativa da diversidade cultural brasileira é um instrumento de formação do indivíduo, através do conhecimento, da construção do sentido de pertencimento social e, portanto, da transformação da realidade.
Esse processo resulta da experiência vivida pelas crianças e essa experiência acontece junto às outras pessoas e no ambiente cultural a que a criança tem acesso. A convivência com as formas mais elaboradas da cultura é condição necessária para a formação das máximas possibilidades humanas nas crianças.
[...] deve-se considerar o meio (a cultura) não como uma circunstância do desenvolvimento por encerrar em si certas qualidades ou determinadas características que já propiciam por si próprias o desenvolvimento da criança, mas é sempre necessário abordá-lo a partir da perspectiva de qual relação existe entre a criança e a cultura, Vigotski. Se quisermos que as crianças se apropriem das formas mais elaboradas da conduta e da atividade humanas, precisamos garantir que essas formas mais desenvolvidas estejam presentes na escola.
A afirmação de que devemos considerar a influência do meio – da cultura – “[...] a partir da perspectiva de qual relação existe entre a criança e o meio em dada etapa de desenvolvimento” (VYGOTSKY, 1994, p. 338, tradução nossa) nos leva a três questões importantes: a unidade entre o afetivo e o