Plano de Negócios para Lava-jato
Os lavajatos tradicionais são popularmente divididos em duas categorias:
Lava-carros manual e expresso. Os lava-jatos que utilizam o sistema de lavagem expressa, normalmente, empregam equipamentos do tipo túnel ou rollover . A escolha do equipamento utilizado tem reflexo significativo no investimento, custo operacional, estrutura e pessoal requeridos para a instalação e operação do negócio. Alguns, não só lavam o veículo do cliente, como também oferecem diversos serviços como: lubrificação, polimento da carroceria, limpeza do interior, rodas, etc. além de outras conveniências, tal como o agendamento da lavagem e a retirada e entrega do carro no domicílio do proprietário.
Todos podem colaborar com o meio ambiente, inclusive os empresários do setor de lava-jatos. As oportunidades de geração de renda de forma economicamente sustentável em projetos deste tipo incluem: o uso de sistemas de captação de águas pluviais, planejamento do reuso da água, uso de produtos biodegradáveis, correto descarte de embalagens vazias, tratamento de efluentes e o controle e acompanhamento diário do consumo de água do lava-jato pelo proprietário, evitando assim os desperdícios.
Desenvolvimento
Mercado
Segundo o Detran, há carros licenciados em 5.567 cidades do país. Não esquecendo que em muitos locais do país existem lava-carros funcionando com sucesso em rodovias Estaduais e Federais fora do perímetro das cidades, destacamos que o crescimento das cidades e a facilidade para adquirir automóveis, favorecem o uso destes, assim como toda a cadeia de serviços do setor automotivos.
Além da falta de tempo, os motoristas buscam algo pratico e rápido que se adequa ao cotidiano e com a preocupação em relação ao uso da água para lavagem de carros em condomínios são fatores que levam muitos proprietários a utilizarem os serviços de lavagem de automóveis em estabelecimentos especializados.
Com o aumento do poder aquisitivo da