LEGADO CULTURAL DOS IMIGRANTES NO BRASIL
Conheça como dez nacionalidades influenciaram nossa cultura
O Brasil caracteriza-se como um país multicultural por contemplar em seu vasto território culturas completamente distintas. Essa situação decorre, principalmente, da incorporação de diferentes culturas em razão do processo imigratório, que sempre esteve presente desde a colonização do país pelos portugueses.
Com a expansão da economia no mercado do café, o país tornou-se o destino preferido de imigrantes que ansiavam por uma oportunidade. A necessidade de obter mão de obra qualificada intensificou o processo de imigração. Portugueses, italianos, espanhóis, alemães e japoneses estabeleceram-se nos centros urbanos, conseguindo integrar-se na sociedade rapidamente, disseminando seus hábitos, costumes e valores.
Tomando como exemplo a cidade de São Paulo, existem diversos bairros turísticos com características específicas de cada cultura. A cozinha italina do Bexiga, o comércio popular dos árabes na região da 25 de março e as festividades japonesas na Liberdade são somente uma amostra da riqueza cultural que o país inteiro abriga. Veja abaixo a herança cultural deixada por cada uma das principais nacionalidades que imigraram para o Brasil:
1. Portugueses
Uma das principais contribuições certamente foi a língua, que sofreu algumas alterações no sotaque e foi modificada com o passar do tempo. Nossos colonizadores trouxeram a religião católica, juntamente com as datas festivas, como o Natal, a Festa Junina e o Carnaval. A culinária portuguesa também se faz muito presente, através de pratos famosos como a bacalhoada e a feijoada, com pequenas adaptações.
2. Italianos
A arquitetura e a alimentação foram legados notáveis dos imigrantes italianos para nossa cultura. A comida, centrada principalmente nas massas, fez com que diversas cantinas italianas e festas tradicionais, como da Achiropita, fossem incorporadas em quase todo o
Brasil.
3. Espanhóis