Arte Africana
Em toda manifestação artística africana, pode-se perceber o cuidado térmico e a busca pela beleza, além de m caráter religioso e utilizando a manifestação plástica Africana mais significa para a cultura que a produz: honrar a realeza, proteger em terras, ter uma boa colheita, comemorar casamentos, iniciar os adolescentes na vida adulta, auxiliar na cura das pessoas. Como em outras culturas tribais, há criação artística que representa a coletividade, e não a individualidade do artista que a produz.
Os escravos negros trazidos para o Brasil vieram principalmente da costa ocidental africana, tirando-os das culturas diversas, com organizações sociais e idiomas próprios, e também trouxeram consigo sua bagagem cultural, crenças, e tradições. Ao longo dos séculos, firmaram-se em territórios brasileiro com um dos pilares para a formação da cultura brasileira. Como diz Darcy Ribeiro: “Toda a cultura brasileira está empregada da herança africana. Sua presença fez quase tudo o que aqui se fez.”
Não só na arte plástica as raízes africanas se fazem presentes, mas com a musica, o teatro, a dança, a religiosidade, a linguagem, a alimentação, o modo de se vestir, e a arquitetura.
A Arte Africana apresente uma enorme diversidade e complexidade e em cada manifestação artística pode se observar seu valor estético sofisticado. Esse valor, muitas vezes, passou despercebido devido à diferença cultural entre os que produziam a arte e os espectadores que a contemplavam.
Em toda manifestação artística africana, pode-se perceber o cuidado térmico e a busca pela beleza, além de m caráter religioso e utilizando a manifestação plástica Africana mais significa para a cultura que a produz: honrar a