A cultura e o valor da pessoa humana
Objetividade e Historicidade dos Valores Ao concluir e reconhecer a objetividade dos valores no mundo da cultura , culminando em um ontologismo axiologico .
Visto que os valores não possuiem uma realidade em si, ontologica , mas sim vinculada a atos e coisas valiosas. Os valores não são uma realidade ideal que o homem contemple como se fosse um modelo definitivo, ou como quem faz uma cópia. Os Valores são, ao contrário algo que o homem realiza em sua esperência e projetando-se atraves do tempo numa insesante constituição de entes valiosos.
No plano da historia os valores possuim objetividade,porém,jamais suas obras chegaram a esgotar as possibilidades dos valores, os valores não existem em si é de per si. O problema dos valores, portanto, é problema de compreensão e não de explicação só o homem tem a possibilidade de entregar as coisas e os fenômenos. O mesmo homem pode realizar pesquisas destinhas uma cega para os valores e outra para as estimativas chamadas genericamente de culturais. A Pessoa Como Valor Fonte, Poderíamos dizer também, que o ser do homem é o seu dever ser.
Quando apreciamos o problema do homem, toda ontologia se resolve em axiologia, abrindo- se as perspectivas da metáfisica. O homem constitui um segundo mundo sobre a ordem de coisas naturais dada, que é o mundo da cultura. Comparando o mundo primitivo com o de nossos dias. Só o homem é um ser que inova, e é por isso que ele é capaz de