Homem Sociedade e Cultura
O termo cultura vem do latim - colere - que significa cultivar. Cultura é o modo de vida, padrões de comportamento, crenças e valores de cada sociedade. Simplificando, é tudo aquilo que é produzido (cultivado) e transformado pelos grupos humanos.
Cultura Material - Vem a ser tudo que o homem cria e transforma da natureza para o seu uso: as cidades, a culinária, os transportes, o vestuário, a produção econômica, as ciências, as artes. Enfim, tudo que é produzido materialmente pelo homem.
Cultura Espiritual - É a cultura criada pelo espírito humano, ela é abstrata, não se vê nem se toca, mas existe: as crenças, a moral, as leis, os sentimentos, os desejos, etc., em suma, a mentalidade humana.
A CULTURA BRASILEIRA
Os fatores que mantém a unidade cultural do Brasil são a língua falada e as crenças cristãs. Fora isso cada região possui padrões próprios de cultura. Assim fala-se da cultura nordestina, da cultura sulista, etc. Até mesmo de um estado para outro as diferenças culturais revelam-se, desse modo podemos também falar de uma cultura sergipana, baiana, pernambucana... Com o que acabamos de falar, percebe-se facilmente que jamais existirão duas comunidades com culturas exatamente iguais.
CULTURA E SOCIEDADE
A sociedade é formada pela organização de um grande número de pessoas com normas e leis próprias, que vivem e trabalham para manterem essa mesma sociedade.
Existe uma relação muito estreita e sem interrupções entre cultura e sociedade, pois é na vida em sociedade que se manifesta a cultura, bem como todas sociedades possuem seus padrões culturais, ou seja, normas, regras, leis, comportamentos e valores que os indivíduos deverão respeitar para manterem o equilíbrio e funcionamento normal da sociedade a qual eles pertencem. Assim temos que assumir os papéis e deveres de acordo com o sexo, a idade, a posição social. Os padrões culturais determinam e conservam a forma de organização social.
A BOLA E A BONECA