estudo de caso
CIÊNCIA ANTROPOLÓGICA
Principais Conceitos: cultura, socialização, senso comum, ciência, civilização, valores, simbolização e diversidade cultural.
Objetivo:
A cultura determina hábitos e rotinas, conceitos e formas de encararmos o mundo. Cada povo desenvolve um conjunto diferente de formas de pensar o mundo e agir, e o resultado é que, para uma mesma situação, temos tantas soluções e julgamentos de acordo com quantas culturas existirem. A cultura não muda apenas de um lado do mundo ao outro,
Oriente e Ocidente; ela muda de uma região a outra dentro de um país ou de uma região, e até mesmo de uma cidade outra na mesma região.
De um lugar ao outro, quando muda a cultura, muda a forma como o ser humano interfere na natureza, para utilizar seus recursos, e mudam também os conceitos por meio dos quais pensamos sobre o mundo material e os sentimentos.
A palavra “cultura” é usada com diferentes significados, conforme o contexto. Podemos encontrála em nosso diaadia, faz parte da forma como tratamos os outros e reagimos a certas situações. É possível lembrar algumas frases que ouvimos repetidamente no cotidiano, em que aparece a palavra “cultura”. Refletir sobre seus significados rotineiros pode revelar os valores em nossas relações sociais.
Mas, não é só em nosso diaadia que essa palavra pode ser encontrada. Cultura é o conceito central da ciência antropológica, em que há um significado que enfatiza outros aspectos bem diferentes desse cotidiano e possibilita um tipo de visão sobre o ser humano e suas relações bem diferente do uso comum.
Nosso objetivo, ao confrontar esses dois usos da palavra cultura, é ultrapassar as armadilhas e os limites provocados pelo preconceito a que o senso comum podenos conduzir. O