A cultura e a sociedade brasileira
A cultura é muito importante para a sociedade brasileira, desde os primórdios até os dias de hoje.
“Cultura em Antropologia Social e Sociologia, um mapa, um receituário, um código através do qual as pessoas de um dado grupo pensam, classificam, estudam ou modificam o mundo e a si mesmas” (MATTA,1981).
Cultura é o modo de agir, pensar, falar, seus costumes, suas danças, seus hábitos, pratos típicos de uma determinada região, tudo que nasce no meio do povo é cultura, ou seja, cultura é hábito de uma sociedade. Podemos definir subcultura como conjunto de elementos culturais específicos de certo grupo social. Existem vários exemplos de subcultura no dia a dia, como esportistas, vendedores, peões, entre outros.
Segundo Filósofo Antônio Joaquim Severino, podemos dizer que a união das esferas simbolizadoras gera um casamento perfeito (Simbolizadora/Produtiva/Social), ou seja, a junção de fatores como a atividade produtiva representada pelo trabalho, à simbolizadora representada por nomes, marcas e a social que gera o ligamento entre as esferas perante a sociedade.
A etnografia é o método utilizado pela antropologia na coleta de dados, fator de grande importância no estudo de povos indígenas, pois foi possível distinguir os tipos de povos indígenas, de cada época de acordo com seus costumes, artefatos, religião, ou melhor, de acordo com sua cultura. A etnologia nos proporciona entrar em contato direto, face a face, com membros da sociedade, desta forma esta realidade proporcionou que os pesquisadores pudessem vivenciar a rotina de povos indígenas, nos mostrando o que realmente acontece em cada circunstância.
“Não é possível fazer uma reflexão sobre o que é a educação sem refletir sobre o próprio homem. Por isso, é preciso fazer um estudo filosófico-antropológico” (FREIRE, 1983).
A educação é o desenvolvimento do aprendizado da cultura, pois colocamos em prática tudo aquilo que aprendemos no nosso cotidiano, por isso, posso