A influência do espanhol na cultura e sociedade brasileira
A presença espanhola em terras brasileiras é muito antiga, sendo um de seus representantes de grande importância para a História de São Paulo, o jesuíta José de Anchieta que em 1554 contribuiu para a fundação da cidade.
O período de união de Portugal e Espanha entre 1580 e 1640 trouxe para o Brasil famílias que se tornariam “quatrocentonas”.
Entre as levas de imigrantes há aqueles que vieram entre o final do século XIX e 1930, para a lavoura do café, outras ondas se sucederam entre 1950 e 1964, principalmente como mão-de-obra especializada para a indústria nascente e a siderurgia. Tradições Mantidas
As tradições mantidas pelos Espanhóis no Brasil são, por exemplo, a dança a culinária e as festas. Como os Espanhóis se estalaram principalmente no setor de restaurantes, eles trouxeram bastante de sua culinária, como os vinhos; massas; o azeite; e o churro. Na área agrícola os Espanhóis trouxeram o cultivo do centeio e da alfafa. Ainda hoje eles usam seus trajes típicos, castanholas na mão e muito ritmo para encenar os passos da dança flamenca. Uns exemplos de celebrações são as homenagens feitas à padroeira da região da Andaluzia.
Contribuição para a cultura Brasileira
A área de influência espanhola, mais visível no Brasil é na arte. Como por exemplo, no cinema, no teatro, na dança e até mesmo na culinária. Um dos exemplos é o festival de cinema espanhol que acontece em Recife.
Discriminação Sofrida no Brasil A adaptação dos imigrantes espanhóis no Brasil foi fácil, pois eles vieram em grande quantidade, chegando com toda a família, trazendo crianças em maior proporção. Os Espanhóis não sofriam muito preconceito ao procurarem empregos, pois os cafezais estavam precisando de bastante trabalhadores. Porém eles eram molestados, o salário era baixo e a carga horária era