Bebidas isotônicas
Introdução Este trabalho foi feito com a finalidade de mostrar o que são as bebidas isotônicas,quando devem ser usadas,quem pode utilizá-las,o perigo do excesso de uso, expondo os tipos de bebidas isotônicas mais presentes no mercado e os benefícios e danos que esses tipos de bebidas causam ao organismo humano.
Bebidas Isotônicas
O que são bebidas isotônicas? As bebidas isotônicas são soluções cuja concentração de moléculas (osmolalidade) é semelhante aos fluidos do nosso corpo (280-340 mosmol/Kg) e, portanto, podem ser incorporados e transferidos para a corrente sangüínea através do processo osmótico. As bebidas isotônicas foram desenvolvidas para repor líquidos e sais minerais perdidos pelo suor durante a transpiração, com efeito de prevenir a desidratação e melhorar a performance esportiva.
Para que servem?
São usadas principalmente para repor água e sais minerais perdidos pela transpiração ou outras formas de excreção, pois não interferem no equilíbrio hidroeletrolítico do corpo. São bebidas isotônicas o soro caseiro, água de coco, e outros isotônicos industrializados.
Indicações
O uso de isotônicos em casos de desidratação depende de recomendação médica. Entretanto é comum a sua utilização como auxiliar no tratamento de algumas desidratações em crianças, por não provocarem diarréia nem possuírem substâncias capazes de inibir ou diminuir o poder de absorção intestinal, e o seu uso para repor líquidos e sais perdidos pela prática de esportes.
A prática esportiva provoca a queima de calorias e a perda de água e sais minerais por meio da transpiração e do aumento da respiração cutânea. Por isso a