Bebidas Isotônicas
Uma bebida esportiva, também conhecida por isotônico (português brasileiro) ou isotónico (português europeu), é uma bebida constituída por água, sais minerais e carboidratos (6 a 8 por cento), contendo formação semelhante ao plasma sanguíneo (para facilitar sua absorção). São ricos em cálcio, potássio, fósforo e sódio2 e foram desenvolvidas para repor líquidos e sais minerais perdidos pelo suor durante a transpiração.
Repor as energias rapidamente. Assim pode ser descrita, resumidamente, a principal função das bebidas isotônicas. Estas possuem concentração semelhante aos fluidos corporais, de forma que podem ser transferidas, facilmente, para a corrente sanguínea, repondo perdas causadas por transpiração excessiva ou diarréia. Os repositores hidroleletrolíticos têm se tornado o suplemento mais consumido por praticantes de atividade física.
Conceito Quimico
Só há necessidade de se consumir um isotônico se houver perda de mais de 2 por cento do peso corporal durante um exercício físico. Existe um cálculo para ver se você pode tomar ou não um isotônico. Primeiro, deve pesar-se antes do exercício e também depois do exercício. Após isso, deve-se fazer uma conta para ver se o organismo precisa de isotônico: \frac{PDT\times 100}{PAT} -100
Na conta, "PDT" quer dizer "peso depois do treino" e "PAT" quer dizer "peso antes do treino". Se o resultado dessa conta for menor ou igual a dois, apenas água já será suficiente para repor energias. Se o resultado for maior que dois, é necessário tomar um isotônico
Tipos
Entre as bebidas isotônicas mais conhecidas, temos os repositores hidroeletrolíticos (bebidas como Gatorade e Marathon) e os reidratantes orais (Pedialyte, Rehidrat).
Eles variam em suas osmolalidades e, conseqüentemente, em sua composição. Essas diferenças têm o respaldo da legislação.
Abaixo, temos alguns exemplos de rótulos e tabelas com as composições de algumas dessas bebidas:
Repositores Hidroeletrolíticos
Portaria 222