bebidas isotonicas
Método gerencial capaz de incorporar as mudanças do ambiente, orientar a tomada de decisão e mobilizar a comunidade interna de uma instituição para atingir a excelência de seus resultados e construir seu futuro.
Geralmente elaborado por meio de processo formal, sistemático e dinâmico, tem como características básicas as fases de: análise dos ambientes interno e externo, planificação, avaliação de resultados e correção de rumos.
Missão
Exprime o propósito ou a razão de ser de uma instituição.
A declaração de missão serve como critério geral para orientar a tomada de decisão e auxiliar na escolha das diretrizes estratégicas, bem como para que a instituição não perca o foco de suas responsabilidades essenciais.
Quando internalizada, a missão cria um clima de comprometimento dos membros da instituição com as atividades nela desenvolvidas.
Valores:
São princípios fundamentais e permanentes de uma instituição; representam as convicções dominantes, crenças básicas, àquilo em que a maioria das pessoas da instituição acredita.
Não demandam justificativas externas, têm valor e importância intrínsecos e são elementos motivadores que direcionam as ações das pessoas na instituição, contribuindo para a unidade e coerência do trabalho.
Visão de Futuro:
Incorpora as aspirações da instituição e descreve a posição futura por ela desejada.
Definir a posição futura desejada permite, aos membros da instituição, compreender o que é necessário implementar ou mudar para que a visão seja concretizada.
Uma visão compartilhada mobiliza os membros da instituição para agirem em prol dos objetivos organizacionais.
Objetivos:
Resultados a serem alcançados pela instituição, no contexto de seu ambiente, para concretizar sua visão de futuro e cumprir sua missão.
Funcionam como padrões qualitativos de desempenho presente e futuro, que a instituição deseja alcançar. Quando esses padrões são quantitativos, chamam-se metas.
Metas:
As metas