A cultura na sociedade atual
Entretanto, facilmente consegue-se relacionar a nossa vida material como a tecnologia, por exemplo, como resultante de um processo complexo de desenvolvimento que envolve conhecimento e condições técnicas-econômicas de implantação.
Isso porque, no primeiro exemplo, estamos falando de um aspecto imaterial, simbólico, da cultura humana. Em geral, as pessoas tendem a naturalizar mais essa dimensão humana, dando como certo que se trata de algo que não procede de escolhas e muito menos de formas coletivas de vivência. O fato é que a história de qualquer grupo social interfere o tempo todo em seu presente, sendo impossível separarmos a cultura de um povo de sua história. As diferentes histórias de cada povo podem ser interpretadas antropologicamente, como estratégias locais de sobrevivência e reprodução, mas não se encontram desvinculadas da história da espécie humana como um todo.
Assim, podemos afirmar que estamos em um mesmo momento da história de nossa espécie, em âmbitos que envolvem nossa evolução e nossa relação com o meio ambiente. Entretanto, cada povo em seu local específico, é o resultado das relações entre os indivíduos e seu grupo social. Como resultado das interferências pessoais em um dado conjunto de instituições, regras, leis e tecnologia que formam uma totalidade social é que podemos perceber a CARACTERÍSTICA, a ESPECIFICIDADE de uma cultura. É possível observar um grupo social a partir de sua perspectiva histórica, e como resultado percebemos que cada grupo é único, mesmo quando passa por eventos semelhantes e utiliza as mesmas convenções sociais.
Portanto, a cultura nesse caso, é um elemento agregador que promove a intermediação das relações