A cultura na sociedade atual- poder e cultura
Os poderes econômico e político têm um efeito direto sobre a cultura.
Ocorre que, em uma sociedade de classes, os recursos não são divididos de forma igualitária, ou seja, alguns grupos possuem mais riqueza e por isso têm acesso a mais informação, educação formal, aos bens culturais como um todo, da arte ao saber.
Por isso dizemos que saber é poder.
No processo histórico de formação da sociedade capitalista, o domínio dos saberes técnicos especializados foi importante para criar noções como progresso e desenvolvimento. A indústria, o comércio e a oferta de serviços se tornaram especialidades que dependem do domínio também da tecnologia. Os indivíduos mais qualificados conseguem ocupar posições mais privilegiadas economicamente.
A cultura se transformou em assunto de mercado, através de produtoras, empresas ou editoras que comercializam arte, diversão e saberes, e também em assunto institucional, como as escolas e órgãos públicos dedicados a ela.
Portanto, existe uma intensa movimentação de interesses na forma como a cultura “circula” em nossa sociedade. Alguns grupos pressionam o Estado para que os bens culturais, da diversão ao saber, sejam de acesso a uma maioria, e não uma minoria.
Assim, a erradicação do analfabetismo é muito importante para toda a sociedade, e interessa a todos. Chamamos a isso de “democratização da cultura”. Quando um Estado coloca em prática uma política de democratização cultural, sua missão deve ser a de dar apoio às várias formas de