A cultura na sociedade atual- poder e cultura. 2º bimestre
Conteúdo para a prova NP-2 – 2º bimestre
7 - A cultura na sociedade atual- poder e cultura. Bibliografia básica:
“Cultura e relações de poder” in SANTOS, José Luiz dos. O QUE É CULTURA, SP: Brasiliense, 2006. pp. 80-86.
Bibliografia complementar e endereços para pesquisas eletrônicas: - Sobre o tema cultura, poder e meio ambiente:
FOLADORI, Guillermo; TAKS, Javier. Um olhar antropológico sobre a questão ambiental. Mana, Rio de Janeiro, v. 10, n. 2, Oct. 2004 . Disponível em - Sobre cultura e relações de poder no Brasil: daMATTA, Roberto. Você tem cultura, artigo publicado no Jornal da Embratel, Rio de Janeiro, 1981. Disponível em
Desenvolvimento do conteúdo Até aqui foi ressaltado o conceito de cultura como algo que identifica um povo, como seus hábitos, costumes e saberes. Dessa perspectiva, podemos falar que independente de classes sociais e posições de poder, todos fazem parte de uma mesma totalidade. Entretanto, é necessário lembrar que a cultura está sujeita às disputas e conflitos que, dentro de uma sociedade leva diferentes grupos a ocuparem posições em uma hierarquia que os torna menos poderosos ou, na outra escala, com bastante poder.
Os poderes econômico e político têm um efeito direto sobre a cultura.
Ocorre que, em uma sociedade de classes, os recursos não são divididos de forma igualitária, ou seja, alguns grupos possuem mais riqueza e por isso têm acesso a mais informação, educação formal, aos bens culturais como um todo, da arte ao saber.
Por isso dizemos que saber é poder.
No processo histórico de formação da sociedade capitalista, o domínio dos saberes técnicos especializados foi importante para criar noções como progresso e desenvolvimento. A indústria, o comércio e a oferta de serviços se tornaram especialidades que dependem do domínio também da tecnologia. Os indivíduos mais qualificados conseguem ocupar posições mais privilegiadas economicamente.
A cultura se transformou em