Trabalho de Cultura e Nação
Cultura é relacionada a uma preocupação constante e atual que permanece viva nos estudos atuais das sociedades contemporânea. É uma necessidade de entender os vastos caminhos que conduziram e conduzem os grupos humanos às suas relações passadas, presentes e suas perspectivas de futuro. As transformações que se submetem as culturas, seja movida por suas forças internas, sejam em conseqüência de contatos e conflitos, mais freqüentemente por ambos os motivos. Assim, cultura diz respeito à humanidade como um todo e ao mesmo tempo a cada um dos povos, nações, sociedades e grupos humanos.
CULTURA E NAÇÃO
Cultura e nação são dimensões de uma sociedade necessárias para que possamos entender as modificações do mundo contemporâneo. Neste contexto, entende-se que a cultura nacional e a cultura comum de uma sociedade nacional sempre atingem dimensões que freqüentemente apresentam mudanças, isso provoca uma dinâmica importante nos processos internos dessas sociedades, que facilita a compreensão das relações internacionais.
Cabe ressaltar a importância de aspectos culturais trazidos pela a ciência e a tecnologia, isso provoca impacto direto nos rumos das sociedades contemporâneas.
A cultura em nossa sociedade se submete a características de dominação em suas relações. Mas não se pode entender que, se a cultura comum é utilizada para fortalecer os interesses das classes dominantes, ela por essa razão seja dispensada ou subutilizada.
Não podemos tratar a cultura desprezando as relações existentes dentro das sociedades ou entre estas. As sociedades se formam com o conceito de nações modernas em que predomina uma determinada classe social. A cultura começou a ser associada ao progresso das sociedades, dentro do contexto de conhecimento e organização de dominação.
Nesse sentido, importante salientar que inicialmente a idéia de cultura estava relacionada com a nação alemã dos séculos XVIII e XIX. Neste período, a idéia de que havia uma cultura comum, era de união das