Exerc Cios Cap 1 Patricia Rodrigues
1.1: Enumere as principais diferenças entre o processamento de dados com arquivos convencionais e o processamento de dados com SGBD.
1.2: Descreva alguns fatores que levam alguém a preferir o uso de arquivos convencionais ao uso de SGBD. Descreva alguns fatores que levam alguém a preferir o uso de SGBD ao uso de arquivos convencionais.
1.3: Defina, sem retornar ao capítulo acima, os seguintes conceitos: banco de dados, sistema de gerência de banco de dados, modelo de dados, modelo conceitual, modelo lógico, modelagem conceitual e projeto lógico. Verifique a definição que você fez contra a apresentada no capítulo.
1.4: A definição do fator de bloco de um arquivo faz parte de que modelo: do modelo conceitual, do modelo lógico ou do modelo físico?
1.5: A definição do tipo de um dado (numérico, alfanumérico,…) faz parte de que modelo: do modelo conceitual, do modelo lógico ou do modelo físico?
1.6: Qual a diferença entre a redundância de dados controlada e a redundância de dados não controlada? Dê exemplos de cada uma delas.
RESPOSTAS
1.1: No processamento de dados com arquivos convencionais a sincronia entre as diversas representações de uma informação é o usuário que faz e a mesma informação pode ser digitada várias vezes gerando erros de transcrição de dados.
Já no processamento de dados com SGBD a soncronia dos dados é feita pelo software e não ocorre da mesma informação ser digitada varias vezes, você pode atualizar, inserir, modificar e excluir dados, entre outras coisas.
1.2: Alguns fatores que levam alguém a preferir o uso de arquivos convencionais são: mobilidade, arquivos legíveis e o alto custo para a implementação do SGBD.
Alguns fatores que levam alguém a preferir o uso de SGBD são: compartilhamento de arquivos com sincronia garantida, possibilidade de expansão do BD e a facilidade na manutenção do código da aplicação.
1.3: Banco de Dados: sistema aonde contem os dados interligados;
Sistema de gerência de banco de dados: ele