A crise suas consequências
O queocorreu em 2008 foi uma crise imobiliária também chamada de Grande Recessão aconteceu no centro do capitalismo mundial os Estados Unidos.Causada por empréstimos hipotecários de forma desordenada à credores sem condições de pagar ou arcar com as taxas de juros, caso elas viessem a subir oque de fato aconteceu. A partir deste momento começa um efeito dominó de dívidas por todo os Estados Unidos e consequentemente atinge países com quem teria negócios inclusive o Brasil.
Para falarmos da crise no Brasil é preciso primeiramente entender como aconteceu esta crise, como ela se originou.
Há indícios de que a crise tenha começado em 2001 quando o mercadoda área da tecnologia começou ter fortes altas na bolsa de valores, investidores sem experiência começaram a investir em ações gerando uma forte procura e aumento no valor das ações. Chegou a um momento em que os investidores mais experientes perceberam que os altos valores eram incomuns e que os riscos de desvalorização eram grandes, por isso começaram a vender suas ações provocando uma queda nos preços.
Para que os investidores da área da tecnologia não se desestabilizassem tanto, foi-lhes orientado que passassem a investir no setor imobiliário, e obtiveram a ajuda de seguradoras (Fannie Mae e Freddie Mac) garantidas pelo governo. Desta forma ofereciam baixas taxas de juros e redução nas despesas financeiras. Estas seguradoras já vinham apostando no setor, financiando casas aos mais pobres, e como o governo garantia, bancos de outros países passaram a emprestar dinheiro a imobiliárias.
Em medos de 2007 começa a emergir uma crise internacional, nos Estados Unidos as hipotecas de alto risco conhecidas como subprime, ganha grandes proporções, o taxa de inadimplência era alta, e os títulos do setor imobiliário se tornam impossíveis de ser negociados e refinanciados,após o banco de investimentos Lehman Brothersir à falência, começa uma crise sistêmica, um efeito dominó.