Aquecimento global
Trabalho de Filosofia, Ética e Cidadania:
Aquecimento do Planeta
Ucsal 2012.2
Trabalho de Filosofia, Ética e Cidadania:
Aquecimento do Planeta.
Universidade Católica do Salvador
Campus: Pituaçu
Aluno: Sylas Duarte
Turma: 65
Professor: Jorge Dias
Curso: Direito
Ucsal 2012.2
Aquecimento do Planeta
Resumo:
Este fenômeno já é uma realidade.
E infelizmente coube ao nosso País experimentar seus terríveis efeitos em vários estados, com desastres naturais, enchentes, desmoronamentos de encostas e edificações, grandes erosões, causando desabrigados e muitas perdas de vida.
Precisamos entender que temos que começar a agir e modificar, radicalmente, todos os nossos hábitos e relacionamentos com a natureza.
Não podemos negar que todos estão diariamente agredindo, violentando intensamente, a natureza. E ao revide estamos colhendo.
Não podemos continuar fechando os olhos a essa realidade, como se estivéssemos passando por um pesadelo, que logo irá terminar, como uma noite ruim de sono, quando o despertar-nos liberta, sem quaisquer consequências.
Penso que todos somos inteligentes para já termos compreendido como e onde estamos falhando e, assim, contribuindo culposa e, por vezes, dolosamente, para a destruição de nossa civilização, pois o debate do tema é intenso e os meios de comunicação estão nos legando informações preciosas, de forma que não há desculpas para não enfrentarmos essa situação.
A verdade é que o planeta continuará a existir. Em tempos remotos, já teve suas crises e ele continuou e até a vida voltou.
Mas o ser humano e a vida no planeta, como conhecemos, correm o risco de serem extintos.
É importante, todavia, que todos os governos, no mundo, e para nós, especialmente, no Brasil, em todas as esferas governamentais, Municípios, Estados e União, tenham uma visão mais crítica,