A crise financeira global
1 A CRISE FINANCEIRA GLOBAL
A partir de 1990, a economia mundial tornou-se cada vez mais integrada, devido à Globalização. Esse processo é caracterizado Por uma revolução tecnológica, que favoreceu a integração da economia de uma localidade as mais diversas partes do planeta.
Através desse processo, tomou forma o chamado Neoliberalismo, política econômica defensora da ideia de que o funcionamento da economia deve ser entregue às leis de mercado, pois a intervenção estatal inibe o setor privado e o desenvolvimento. Dentre suas características, ressaltam-se as seguintes: a abertura da economia, para que haja livre circulação de capitais e favorecimento à investimentos financeiros, amplas privatizações, diminuição dos gastos sociais por parte do governo e a desregulamentação do trabalho, para favorecimento às finanças das empresas.
No ano de 2008, o mercado imobiliário dos EUA entrou em colapso devido à crescente especulação que se estabeleceu nos anos anteriores. Houve a multiplicação dos empréstimos, que foi muito lucrativa para os bancos, que poderiam criar fundos e negociar títulos no mercado financeiro, tendo como garantia as dívidas a serem pagas.
Com o crescimento da inflação, a taxa de juros ficou cinco vezes maior e parte dos pagadores não conseguiu mais pagar, tendo recolhidos de volta pelos bancos os seus imóveis. Como consequência, houve o encarecimento dos empréstimos e desvalorização de títulos, com consequências no mundo inteiro.
Devido essa integração da economia, na Europa a crise