A crise do petróleo e suas conseqüências para setor industrial
5 barris de petróleo consumidos no Brasil, 4 eram importados. Além disso, a crise foi o estopim de uma inovação industrial muito positiva, a adoção do programa "proálcool", no qual o Brasil foi pioneiro ao utilizar o álcool proveniente da destilação da cana-de-açúcar como combustível, inclusive adaptando os motores dos carros movidos à gasolina para funcionarem com uma mistura de 20% de álcool anidro.
Como será a Petrobras do futuro? Com base nos planos atuais traçados no "Plano Estratégico 2015" e sem precisar fazer vagos exercícios de futurologia, já é possível apontar em algumas direções.
A Petrobras estará posicionada como uma empresa de energia, presente nos mercados mundiais, líder da indústria do petróleo na América Latina, com grande ênfase na prestação de serviços e livre para atuar como empresa internacional.
Mais do que simplesmente guiar a Petrobras através dos caminhos do crescimento e de maiores lucros, o objetivo principal do Plano é consolidar a posição de liderança como uma companhia petrolífera integrada no Brasil.
Em paralelo, a empresa visa aumentar a presença no mercado internacional, tornando-a uma importante companhia regional, com destacado desempenho na oferta global de energia para a América Latina.
Tendo o meio ambiente como ênfase especial, o Plano Estratégico estabelece metas para que sejam atingidos, em todos os segmentos da indústria do petróleo, os mesmos níveis de excelência já alcançados nas tecnologias de prospecção, exploração e produção de petróleo,