Trabalho De Economia
1. Explique as duas fases do desenvolvimento da atividade produtiva do café, apontando as principais diferenças entre ambas as fases.
Com a queda nas exportações de algodão, açúcar e cacau, os fazendeiros sentiram a grande oportunidade de obterem altos lucros com o “ouro negro”. Passaram a investir mais e ampliaram os cafezais. Na segunda metade do século XIX, o café tornou-se o principal produto de exportação brasileiro, sendo também muito consumido no mercado interno. Houve grande imigração a partir de 1850 em virtude da expansão cafeeira e abolição da escravatura.
A partir de 1850, devido a essa grande expansão, houveram incentivos (subsídios e taxa de retorno garantida) à construção de ferrovias que 62% delas situavam entre as regiões cafeeiras: Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo) e os ingleses controlavam 72% das malhas ferroviárias.
2. Qual a razão que levou à construção de ferrovias no Brasil a partir da segunda metade do século XIX e qual o principal problema dessas ferrovias?
A razão foi devida a grande quantidade de imigrantes vindos para o Brasil e a quantidade de café que começou a ser produzida, sendo o produto de maior exportação chegando a ser 61,4% de toda a exportação do país. O problema dessas ferrovias se dá ao envelhecimento das malhas ferroviárias, da baixa tecnologia, da falta de armazéns, do frete caro e dá administração falha.
Dificuldades devido aos trechos de trilhos com bitolas diferentes construídos por investimentos privados independentes e sem interligação com os sistemas regionais, levaram ao abandono de muitos trechos em favor da construção de rodovias.
3. A partir de que momento ocorreu uma expansão da indústria leve e qual a finalidade dessa expansão?
A partir de 1880, ocorreu o primeiro surto industrial devido ao capital que fora formado com a ajuda da exportação de café e dos outros tipos de comércio exportadores, ou seja, aumentou-se a renda da população e a demanda por produtos de consumo não