Cenarios economicos
Grupo: André Dib, Rafael Pilão, Rodolfo Racy
Turma: 7-B
Sumário
Perguntas: ( Aula 10 ) 2 Perguntas: ( Aula 11 ) 3 Perguntas: ( Aula 12 ) 5 Perguntas: ( Aula 13 ) 7 Perguntas: ( Aula 14 ) 9 Perguntas: ( Aula 15 ) 11 Perguntas: ( Aula 16 ) 13
Perguntas: ( Aula 10 )
1. Cite e explique duas das características do setor elétrico brasileiro durante a década de 1980.
- Financiamento somente a partir de recursos públicos: o financiamento para o setor provinha apenas de recursos públicos, o que atrasava o desenvolvimento já que desse modo havia menos recursos disponíveis.
- Tarifas reguladas em todos os segmentos: o valor cobrado era regulado, tendo seu preço definido pelos custos, o que ajudava o setor a ser ineficiente. Além disso, muitas tarifas estavam defasadas, causando o endividamento do setor e assim a incapacidade de investimento.
2. O que significa dizer que no modelo estatal, as empresas eram integradas verticalmente?
Significa que uma mesma empresa cuidava de todas as atividades do setor de energia: geração, transmissão, distribuição e comercialização.
3. Quando se afirma que antes de 1995, o que se tinha no setor elétrico no Brasil era uma forte presença de caráter monopolista, isso significa que a produção de energia elétrica era predominantemente concentrada nas mãos dos governos estaduais. Comente e justifique.
O fato de o setor elétrico ser de caráter monopolista significa que havia uma ausência total de concorrência, causando assim uma ineficiência e possíveis abusos de poder. Além disso, os investimentos dependiam somente de poucos, que era prejudicava caso estes não estivessem empenhados com a expansão da capacidade do país.
4. Aponte três características da situação elétrica brasileira quando da implantação do plano real em 1995.
- Tarifas defasadas
- Elevado grau de endividamento
- Investimentos Insuficientes
O fato da má gestão que ocorria no setor elétrico, que era utilizado como