Amazônia - rio amazonas
Quem já navegou nas águas do Rio Amazonas teve a oportunidade de conhecer uma das regiões de maior biodiversidade do planeta. E a grandeza desse rio não para por aí, pois também é o maior rio do planeta em volume de água, representando 20% de toda a água doce do planeta. Em 2007 também ganhou o título de maior rio do mundo em extensão, com 6.800 km de comprimento – passando na frente do famoso Rio Nilo, no Egito - e ainda chega a 100 m de profundidade.
Com toda essa riqueza, ao longo desse rio formou-se uma dinâmica de relações entre seus habitantes e a natureza, que vale à pena conhecermos. E é exatamente isso que vamos fazer nesse especial... Vamos lá?!?!
A rotina ao longo do rio
A população ribeirinha se constituiu ao longo do Amazonas e tem a pesca artesanal como a principal atividade de subsistência. Para alimentação, além da pesca, os ribeirinhos utilizam produtos que coletam na floresta, como frutos, palmito etc. As moradias da região são as palafitas, habitações construídas em estacas sobre a água e muitas vezes, na época da cheia do rio, ficam tomadas pela água.
Para a população ribeirinha tudo chega pela água, principalmente as mercadorias, serviços de saúde e até escolas. O regatão é bastante popular na região, pois ele é o comerciante que leva a mercadoria de barco até as cidades ribeirinhas. O barco do regatão é como uma grande loja onde se encontra de tudo: botijão de gás, mantimentos, pratos, talheres, tecidos, sabonete, calculadoras etc. O pagamento pelas mercadorias é geralmente feito com o peixe que foi pescado, com açaí e outros recursos naturais provenientes do trabalho diário. Na época da colheita do açaí dá para encomendar até geladeira e televisão para esses comerciantes!
Como tudo gira em torno do rio, muitas vezes o calendário escolar tem que ser modificado e adaptado ao clima da região. Assim, para evitar problemas de acesso durante o período da vazante – época em que as águas estão baixas - e para não