Serviço social
Tendo sido designadas para apurar as questões sociais na Instituição de ensino denominada Escola Municipal Bairro Cabral, situada no Bairro Cabral em Resende, que fornece educação de nível fundamental I e II e EJA (Educação para Jovens e Adultos). Na parte da manhã é do 3° ao 5° ano, parte da tarde, pré e fundamental II, à noite EJA. A faixa etária dos alunos inicia aos 4 anos abrangendo aos idosos.
A equipe é dividida em administrativa que é exercida pela diretora adjunta e pedagógica, pela diretora e orientadora educacional e pedagógica, professores, equipes de limpeza e cozinha.
Submeto a apreciação de V.Sª, para os devidos fins, o relatório das diligências que, nesse sentido efetuamos.
Em 05 de abril de 2013, dirigimo-nos à Escola Municipal Bairro Cabral situada no endereço: Estrada da Vargem Grande/Bairro Cabral/ Resende- RJ, Tel: (24) 3360-4242, sendo recebida pela professora Suelen da Silva com formação no Terceiro Grau Completo, em Letras, Português e Espanhol e Pós Graduação em andamento. Suelen é formada há 10 anos, sendo que trabalha 13 com educação e está a três anos na instituição.
Sua relação e contribuição com a instituição, equipe e alunos é de parceria, busca-se informar não somente o ensino-aprendizagem do aluno, mas também seu lado social, como meio onde vive com quem convive, tem como função em sala de aula além de educadora, mãe, pedagoga, psicóloga, intermediadora etc. A forma de contribuição se dá com a formação de cidadãos críticos responsáveis, que conheçam os seus direitos e deveres para que possam ter uma comunidade escolar melhor.
Questionamos quais são as questões sociais que a professora identifica e como são identificadas, segunda ela, as questões sociais presentes na escola, são refletidas pelos alunos através de indisciplina, bloqueio de aprendizagem, falta de interesse, falta de perspectiva de vida, desânimo, drogas, gravidez na adolescência, violência doméstica, abandono de menores. A forma como