A CRISE DO CONHECIMENTO DO HOMEM SOBRE SI MESMO
A CRISE NO CONHECIMENTO DO HOMEM SOBRE SI MESMO Será que o homem conhece totalmente a si mesmo? Esta questão caminha com o homem por toda história da humanidade, porém, naquele contexto histórico, o ser humano, através da evolução foi conhecendo tudo o que estava ao seu redor, buscando o conhecimento de si mesmo. Com certeza é uma pergunta que já foi feita por muitas pessoas, que procurando conhecer o homem, está procurando também conhecer a si mesmo.
Esta questão assombra a humanidade, com isso o ser humano conquistou vários objetivos, a ciência está cada vez mais evoluída e trazendo novos experimentos, enfim, a humanidade busca a cada instante conhecer algo novo, uma nova descoberta, conhece outros universos, planetas, pode até fazer previsões do futuro, ou seja, conhece muito, mas, não o suficiente para esgotar ou limitar o conhecimento sobre si mesmo.
Segundo Ernst Cassirer o homem:
"é a criatura que está em contínua procura de si mesmo e que todos os momentos de sua existência, precisa escrutar as condições da mesma" (CASSIRER, 1997,p.22)
A cada dia o homem deve se fazer uma autoanálise de sua vida e de si mesmo, estar buscando através da procura de si uma realização para o seu próprio Eu, como diz Sócrates que "uma vida que não é examinada não vale a pena ser vivida". O conhecimento de si é a primeira condição da auto realização. Precisamos tentar desatar as amarras que nos traz atados ao mundo exterior para podermos gozar de nossa verdadeira liberdade. Mas para adquirir o conhecimento de si mesmo, é necessária a convivência com o próprio ser humano, que para compreender-se e compreendê-lo é necessário defronta-lo face a face.
O autoconhecimento é uma das verdades ensinada pelos filósofos antigos como, por exemplo, Sócrates, que na frase: “conhece-te a ti mesmo", cujo pensamento representa desenvolver a consciência de si mesmo, observação, reconhecimento, aceitação, transformação e harmonização dos próprios sentimentos,