A CRIANÇA E SUA PERSONALIDADE: REFLEXÕES A PARTIR DO BRINCAR
Gisele dos Santos Silva1 giseles304@gmail.com Maria Elicelma da Silva Costa elicelma-maria@hotmail.com Tamires de Sousa Monteiro tamiresmonteiro91@hotmail.com RESUMO
O presente artigo tem como proposta discutir a contribuição do brincar na formação da personalidade da criança, uma vez que está é uma atividade que faz parte da formação histórica e social do individuo. As discussões se darão em torno das teorias de Piaget e Vygotsky onde ambas abordam o desenvolvimento.
Palavras-chave: Criança; Brincadeira e Personalidade.
O desenvolvimento humano se dá a partir da apropriação dos produtos culturais e simbólicos fruto da atividade histórica e social que se constituem em determinado momento histórico, assim, ao se apropriar o individuo faz objetivações produzindo e reproduzindo os produtos da atividade humana. Este processo se inicia desde o nascimento e é de forma gradativa que o mundo se abre para a criança, é aos poucos ela entra em contato com as objetivações humanas.
Pelo processo de apropriação, o individuo torna seu, transforma em parte de seu aquilo que foi produzido (objetivado) por outros indivíduos ao longo da história. E é por meio dessa apropriação que ele poderá reproduzir, objetivar (exteriorizar) aquilo da qual se apropriou, tornando-o, assim, algo objetivo e assimilável por outros indivíduos. (Rossler, p. 52)
As relações da criança com os objetos do mundo estão inseridas necessariamente na comunicação com adultos mesma que de forma direta ou indireta ao colocar a criança em contato com os objetos ela apresentará suas funções sociais e torna assim objetos de sua apropriação, porém essas relações não estão voltadas apenas ao objeto, mas também para os adultos.
As teorias psicológicas buscam compreender o desenvolvimento humano em todos os seus aspectos, englobando fases desde o nascimento até o seu mais completo grau de maturidade e estabilidade. Piaget aponta que o homem detém