Relatorio Final de Estágio Prático
A prática que será abordada neste relatório foi realizada no Abrigo Filhos de Nazaré, que é uma das unidades da instituição O Proação, uma instituição comunitária que abriga crianças com idades entre 0 e 6 anos, crianças estas que foram retiradas de seus lares pela justiça, por estarem em situção de risco e violação de direitos. Este abrigo tem como intuito garantir um desenvolvimento saudável para as crianças acolhidas e garantir á elas direitos.
A prática era realizada toda semana as sextas feiras, contabilizando uma média de duas horas semanais. No total foram realizados 12 encontros. Durante a prática geralmente ficávamos sozinhas com as crianças, sem o acompanhamento de perto das cuidadoras. A nossa intervenção no abrigo se deu a partir da realização de propostas do brincar, geralmente, propostas indicadas e orientadas pela professora do estágio. As questões mais frequentes observadas na intervenção eram sempre relacionadas à interação das crianças no momento do brincar e a competitividade nas relações das mesmas.
O que será tratado neste trabalho a respeito da nossa intervenção no abrigo é uma reflexão sobre a contribuição do brincar na educação, relacionada ao psiquismo da criança.
2 DESENVOLVIMENTO
O abrigo onde foi realizado o estágio possui uma boa estrutura, como a de uma casa, há o número de cuidadoras suficientes para o cuidado das crianças. O espaço é amplo, com sala de TV, copa, quartos, banheiro, cozinha, brinquedoteca, área de serviço e varanda. Sempre que possível as crianças tem acesso aos brinquedos e a livros dispostos na brinquedoteca.
A intervenção no abrigo não foi apenas a atenção ou um atendimento voltado para uma criança específica que apresentasse alguma demanda, e sim uma intervenção pautada sobre a inclusão da criança em um suposto grupo de seu contexto. O que era percebido no grupo das oito crianças atendidas por nós, se tratava de algo geral e natural à realidade delas, crianças afastadas ou