A creche na educação basica
Monografia elaborada como requisito parcial do componente curricular: Trabalho de Conclusão de Curso Esp. Gestão Escolar e Orientação Pedagógica – Curso, da Faculdade Integrada da Grande Fortaleza/Posead/ Educação a Distancia, sob a orientação da Profª Ms. Aline Sampaio
São Paulo
2011
Dedicatória
Ao meu esposo Eduardo, minha filha Marília e meu filho Lucas, meus maiores motivadores.
“A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida.”
John Dewey
RESUMO
Com a instituição da Constituição de 1988 as creches, que tinham caráter assistencialista passam a pertencer à educação básica. Conclui-se então que toda criança antes dos três anos de idade deve freqüentar a educação infantil. Alguns aspectos são observados na intenção de esclarecer sobre a importância da criança freqüentar a escola nesta faixa etária.
As leis são claras sobre essa nova visão de creche e lhe encarrega do desenvolvimento integral da criança, juntamente com a pré-escola com quem constitui a primeira etapa da educação básica.
Para que as escolas de educação infantil, e em especial a creche, atinja seu objetivo em relação à educação da criança se faz necessário conhecer as necessidades das crianças. A criança necessita interagir socialmente, pois aprende através da imitação. O afeto também é necessidade básica da criança. A oralidade infantil é tão importante quanto o movimentar-se. Não dá para dissociar a criança da brincadeira, que faz parte do Universo infantil.
Documentos oficiais foram criados para orientar e esclarecer o que é esperado dessa nova concepção de creche onde a criança é vista como sujeito de seus direitos. São orientações curriculares que visam atender as necessidades infantis com a finalidade de que atinjam seu