Estudo de caso
Estudo de Caso 1 – Um banqueiro pode ter emoções?
1. O processo de fusão e aquisição de uma companhia deve ser cuidadosamente planejado e, principalmente executado por um gestor que tenha conhecimento das mudanças que tal processo pode causar no ambiente. O presidente Luiz Carlos Trabuco Cappi com suas qualidades como facilidade de relacionamento, elevado Q.I. e, a mais importante delas referente ao cuidado e manutenção da motivação dos funcionários faz com que o gestor tenha grandes chances de sucesso de elevar o Bradesco ao topo do ranking. O funcionário em todo o período de mudança deve ser olhado atentamente pois, são os que mais sofrem pressões em tal época e a partir do momento que um gerente do alto escalão se preoucupa com o bem - estar do colaborador faz com que eles passem por todo o periodo sem muita turbulencia.
2. O Quociente de inteligencia é importante para qualquer administrador que queira subir em sua organização porem, não é somente esse fator que leva ao sucesso. Deve - se aliar com isso o quociente emocional que representa como cada pessoa lida com situações que não requerem inteligencia e sim suas emoções a partir disso, é possivel tracar uma análise de como cada um lida com seus problemas e alegrias. Quando uma empresa planeja uma mudança ela deve levar em conta que seus colaboradores passarão por fases que necessitarão que suas emoções estejam alinhadas. Um gestor que entenda todos esse processo de mudançca e, que em conjunto possua caracteristicas emocionais elevadas diminui os riscos de que a mudança não aconteça ou que traga problemas sérios ao andamento da organização.
3. Com certeza, a partir do momento que o gestor deixa de se preoucupar somente com os processos e outros assuntos burocráticos e olha o colaborador com outros olhos, este se sente mais motivado a executar o seu trabalho mesmo em um ambiente de mudança.
4. Por lidar com um mercado predominantemente racional, repleto de números,