Sistema abc
GESTÃO DE ESTOQUES
O primeiro componente do ciclo de conversão de caixa é a idade média dos estoques. O objetivo da administração de estoques é girá-los o mais rapidamente possível, sem causar perda de vendas decorrente de faltas. O administrador financeiro tende a agir como assessor ou vigia no que se refere aos estoques; não tem controle direto sobre eles, mas fornece dados ao processo de sua gestão.
1. Diferentes pontos de vista quanto aos níveis de estoque
É comum haver, entre os administradores financeiro, de marketing, de produção e de compras de uma empresa, pontos de vista divergentes quanto aos níveis apropriados de estoques. Cada um encara essa questão à luz de seus próprios objetivos. A inclinação geral do administrador financeiro ante o nível de estoque é mantê-lo baixo para garantir que o dinheiro da empresa não seja desnecessariamente investido em recursos excessivos. O responsável pelo marketing, por outro lado, prefere contar com grande estoque de produtos acabados. Isso garantiria atendimento rápido a todos os pedidos, eliminando atrasos causados por faltas.
A principal responsabilidade do administrador de produção e implementar o plano de produção de tal maneira que resulte na quantidade desejada de produtos acabados, com qualidade aceitável, disponíveis no prazo e a baixo custo. Para cumprir esse papel, ele manteria elevado o estoque de matérias-primas para evitar atrasos na produção. Também favoreceria grandes lotes de produção para reduzir o custo unitário, resultando em elevado estoque de produtos acabados.O administrador de compras preocupa-se exclusivamente com o estoque de matérias-primas.
Precisa ter disponíveis, nas quantidades corretas, no momento desejado e a um preço favorável quais quer dos itens solicitados pela produção. Na ausência de um controle efetivo, ao tentar obter descontos por volume ou antecipando-se a elevações de preços e escassez de determinados itens, o