Sistema abc
Este trabalho tem por objetivo apresentar o conceito da metodologia do custeamento baseado em atividades (ABC - Activity Based Costing), não só na teoria como na pratica através de um empreendimento estrutiocultor da cidade Uberaba-MG, cuja atividade operacional consistia na incubação, cria, recria e engorda de avestruzes para o abate. Para tanto, realizou-se o estudo do conceito da metodologia em questão aplicadas à atividade pecuária,a seguir, a analise dos custos apresentados no artigo, voltando para o custeio baseado em atividades e fazendo a ligação do teórico com a pratica, ainda mais que ao final desta pesquisa, foi possível constatar que a metodologia de custeamento baseado em atividades (ABC) produziu a maior quantidade de informações relevantes para a tomada de decisões gerenciais neste tipo de negócio pecuário.
Por fim, pudemos ver da melhor maneira as atividades constituem os processos que a empresa realiza e como somente o Custeio ABC permite que se calcule o custo de cada processo, pois capta todas as despesas que ocorrem na organização, por atividades.
Introdução
A alta competitividade entre empresas concorrentes vem aquecendo o atual cenário econômico mundial, assim deixando mais acirrada a disputa no mercado, aumentando os cuidados com cada gasto gerado em sua produção, visto que na maioria das vezes é o próprio mercado que dita os preços de venda.
Por fim, por meio dessas necessidades do mercado a contabilidade de custos vem direcionando as decisões relacionadas à gestão de custos, já que é de suma importância o conhecimento dos custos de cada produto para determinar a sua rentabilidade em relação à produção do mesmo. Assim como empresas que sua produção se baseia em vários produtos ou atividades, pois devem tomar cuidado na distribuição dos Custos Indiretos de Fabricação, visto que a distorção dessa distribuição pode levar a empresa a produzir o produto menos rentável ou com preço de venda mal formado.
O objetivo deste